O diabetes é uma condição crônica que ocorre em decorrência do excesso de açúcar no sangue, a glicose. Ela se dá pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina, no caso do Diabetes tipo 1, ou pela diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina, caracterizando o Diabetes tipo 2.
A função da insulina é fazer com que a glicose que está na corrente sanguínea vá para dentro das células e lá seja convertida em energia. Em casos onde a insulina não está sendo produzida ou não está sendo secretada o suficiente, a glicose fica circulante pelo sangue, gerando um acúmulo chamado de hiperglicemia.
A hiperglicemia pode trazer inúmeras complicações para o nosso corpo, as mais graves podem afetar os nossos órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro e vasos sanguíneos. O diabetes lidera como causa de problemas de visão, doenças renais e amputação de membros e mostram um aumento significativo na taxa de mortalidade, principalmente por eventos cardiovasculares.
Possui algum fator de risco? Está apresentando algum dos sintomas? Ainda não fez seus exames periódicos esse ano? Agende uma consulta com seu médico!