Se você trabalha no RH ou no SESMT, provavelmente já se deparou com situações em que a empresa solicita a inclusão do CID nos atestados médicos, certo?
Mas você sabe qual é a importância de incluir CID nos atestados, tanto para o trabalhador quanto para a empresa?
Saiba mais navegando pelo conteúdo:
CID significa Classificação Internacional de Doenças.
Ela fornece códigos relacionados à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.
Em resumo, cada doença possui um código específico, conhecido como CID.
A inclusão do CID no atestado médico é importante por, pelo menos, três razões:
O CID (Classificação Internacional de Doenças) tem como objetivo principal monitorar a incidência e prevalência de doenças por meio de uma padronização universal. Ele funciona como o padrão global para a classificação de diagnóstico para todos os fins clínicos e de pesquisa.
A 10ª versão do CID foi aprovada na Conferência Internacional da Décima Revisão em 1989 e entrou em vigor em janeiro de 1993 e é chamada de CID-10.
Em 1994, a OMS (Organização Mundial da Saúde) adotou a versão, tornando o CID-10 amplamente utilizado pelos profissionais de saúde.
Listamos aqui os motivos que explicam a ampla adoção do CID:
O CID é formado por uma letra, seguida por dois ou três números.
Ultimamente, os CIDs mais utilizados por grupo são:
⚠️IMPORTANTE: Embora o CID-10 ainda esteja em uso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou uma nova versão em Fevereiro de 2022, o CID-11.
Essa atualização foi necessária porque, desde a aprovação do CID-10 em 1989, novas doenças surgiram e outras foram descobertas.
Segundo a OMS, o período de transição para a implementação completa é de até três anos, com a expectativa de que a nova classificação esteja integrada aos sistemas de vigilância a partir de 1º de janeiro de 2025.
A principal diferença é que:
Para saber mais sobre essas mudanças, clique aqui.
De acordo com o TST (Tribunal Superior do Trabalho), o CID deve estar no atestado somente com a autorização do paciente, e essa autorização deve constar no atestado.
É direito do trabalhador proteger informações pessoais relativas à sua saúde.
Dessa forma, a empresa não somente pode, mas deve aceitar o atestado mesmo não apresentando o CID.
💡Para saber quais motivos a empresa pode recusar atestado, acesse: Por quais motivos a empresa pode recusar o atestado médico?
Atualmente, na Closecare, recebemos cerca de 100 mil documentos por mês de todos os nossos clientes. De acordo com nossos relatórios, cerca 70% dos atestados médicos recebidos incluem o CID, enquanto 30% não apresentam essa informação.
É importante destacar que existem algumas variações regionais, por exemplo, no Rio de Janeiro, a maioria dos documentos chega sem o CID.
Porém, por não ser um dado obrigatório, a empresa pode seguir aprovando documentos sem CID, desde que estejam cumprindo todos os requisitos necessários.
Quando são entregues atestados médicos com a descrição do CID, a empresa obtém informações valiosas sobre possíveis doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.
Com esses dados, é possível planejar ações de saúde específicas para a população de funcionários, ajudando a prevenir problemas como o absenteísmo.
Sem a identificação das doenças, as ações da empresa podem ser mal direcionadas e ineficazes, resultando em grandes prejuízos para os funcionários e para a própria empresa.
Vamos explorar isso com um exemplo prático:
Imagine uma empresa com um índice de absenteísmo de 8% devido a problemas ergonômicos, mas sem dados claros sobre a saúde dos funcionários.
Sem o CID nos atestados médicos, a empresa não consegue identificar as doenças e tomar medidas corretivas.
Por outro lado, se os atestados incluírem o CID, a empresa pode identificar as doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. Exemplos:
Com essas informações, a empresa pode adotar estratégias específicas para melhorar a saúde dos funcionários, reduzir o absenteísmo e promover um ambiente de trabalho mais saudável.
Imagine uma equipe de 40 pessoas com uma taxa de afastamento desconhecida de 25% nos últimos 30 dias, onde cada funcionário tem uma média de 20 dias de afastamento.
Pense na quantidade de dias de trabalho perdidos e nos prejuízos associados a esse cenário: custos previdenciários, redução na produção, necessidade de substituir a mão de obra, gastos com turnos extras e muitos outros encargos.
O impacto financeiro é significativo, não é mesmo?
Identificar as causas desses afastamentos permite à empresa planejar ações preventivas, reduzindo ausências e minimizando prejuízos para os trabalhadores e para a organização, que enfrenta impacto financeiro na folha de pagamento.
Diante dos cenários apresentados, fica claro que uma gestão eficaz de atestados exige não apenas a coleta de informações, mas também uma análise detalhada das causas dos afastamentos dos funcionários.
Somente assim será possível traçar estratégias adequadas e direcionar campanhas de saúde que visem melhorar a qualidade de vida no trabalho. Para isso, é importante que os atestados médicos incluam o CID.
Converse com seus funcionários sobre a importância dessa medida e os benefícios que ela trará para todos, destacando como essa mudança pode contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Para saber mais sobre como a Closecare pode ajudar a gerenciar os atestados médicos da sua empresa de forma mais eficaz, entre em contato conosco agora: