Como o Grupo Coutinho melhorou o atendimento ao cliente ao diminuir consideravelmente o trabalho operacional de gestão de absenteísmo
Conheça a história de sucesso de uma rede de supermercados com 48 lojas presentes em 9 cidades.

Sobre o Grupo Coutinho
O Grupo Coutinho começou como uma pequena mercearia em Cariacica-ES e hoje é uma grande rede de supermercados, composto por três marcas: Extrabom, AtacadoVem e Extraplus.
São mais de 6.000 funcionários, espalhados por unidades em diversas cidades do Espírito Santo, construindo uma sólida história em seus mais de 40 anos de existência.
Com um DNA inovador, o Grupo Coutinho foi o primeiro supermercado online do estado. Em 2010, inauguraram o Extraplus Delivery, atendendo desde então compras feitas pela internet em um site próprio.

O desafio do Grupo Coutinho: como receber atestados a tempo de conseguir cobrir as faltas nas lojas
Por ter mais de 40 supermercados e 6.000 colaboradores, o recebimento de documentos dos colaboradores era descentralizado e dependia dos gestores locais para serem enviados a tempo ao departamento de recursos humanos central.
Com as suas outras atividades do dia a dia, um gestor poderia demorar semanas para informar o RH de um atestado que recebeu da sua equipe, impossibilitando uma mudança de turno de algum funcionário a fim de cobrir faltas, por exemplo.
A dificuldade de cobrir faltas e reorganizar as escalas de trabalho com agilidade gerava um desafio grande na operação das lojas, sobrecarregando outros colaboradores e comprometendo a qualidade do atendimento ao cliente.
Além disso, uma vez que o recebimento dos atestados médicos e outros documentos de justificativa de faltas era descentralizado, a análise e validação deles também era despadronizada, podendo até simplesmente não acontecer por falta de tempo do gestor.
Finalmente, com a dificuldade de receber o documento a tempo de fechar a folha, não eram raros os atrasos de fechamento e os reembolsos de faltas. A construção de indicadores e análises também era prejudicada por todo o processo.
A solução: Como foram abordados esses desafios com a Closecare:


Dando visibilidade sobre a real taxa de absenteísmo:
Uma vez que o processo virou 100% digital, a equipe interna do Grupo Santa Joana começou a ter visibilidade sobre os principais motivos de absenteísmo de suas áreas e começaram a tomar ações para mudança.


Criando regras e automatizações de aprovação e recusa de atestados:
Com as regras automáticas de avaliação e recusa de atestados o Grupo Santa Joana diminuiu ostensivelmente as verbas pagas por atestados entregues fora do prazo ou com informações inconsistentes.

Permitindo a análise de dados e uma gestão de documentos em tempo real:
Com processos e tecnologia, foi criada uma cultura de gestão on time de documentos que passou a ser acompanhada com os relatórios disponíveis na plataforma Closecare, possibilitando uma tomada de decisão mais imediata.
