Como o Grupo Coutinho melhorou o atendimento ao cliente ao diminuir consideravelmente o trabalho operacional de gestão de absenteísmo

Conheça a história de sucesso de uma rede de supermercados com 48 lojas presentes em 9 cidades.

Grupo Coutinho e Closecare

Sobre o Grupo Coutinho

O Grupo Coutinho começou como uma pequena mercearia em Cariacica-ES e hoje é uma grande rede de supermercados, composto por três marcas: Extrabom, AtacadoVem e Extraplus.

São mais de 6.000 funcionários, espalhados por unidades em diversas cidades do Espírito Santo, construindo uma sólida história em seus mais de 40 anos de existência.

Com um DNA inovador, o Grupo Coutinho foi o primeiro supermercado online do estado. Em 2010, inauguraram o Extraplus Delivery, atendendo desde então compras feitas pela internet em um site próprio.

coutinho

O desafio do Grupo Coutinho: como receber atestados a tempo de conseguir cobrir as faltas nas lojas

Por ter mais de 40 supermercados e 6.000 colaboradores, o recebimento de documentos dos colaboradores era descentralizado e dependia dos gestores locais para serem enviados a tempo ao departamento de recursos humanos central.

Com as suas outras atividades do dia a dia, um gestor poderia demorar semanas para informar o RH de um atestado que recebeu da sua equipe, impossibilitando uma mudança de turno de algum funcionário a fim de cobrir faltas, por exemplo.

A dificuldade de cobrir faltas e reorganizar as escalas de trabalho com agilidade gerava um desafio grande na operação das lojas, sobrecarregando outros colaboradores e comprometendo a qualidade do atendimento ao cliente.

Além disso, uma vez que o recebimento dos atestados médicos e outros documentos de justificativa de faltas era descentralizado, a análise e validação deles também era despadronizada, podendo até simplesmente não acontecer por falta de tempo do gestor.

Finalmente, com a dificuldade de receber o documento a tempo de fechar a folha, não eram raros os atrasos de fechamento e os reembolsos de faltas. A construção de indicadores e análises também era prejudicada por todo o processo.

A solução: Como foram abordados esses desafios com a Closecare:

1 - Parametrização: Foram definidos regras e alertas de acordo com a política da empresa e convençõe a qual está submetida. A plataforma foi configurada de acordo com essas regras. 3 - Coleta: Os atestados e demais justificativas de faltas passaram a ser enviados pelo Web App enviei.me, sem necessidade de download de aplicativo ou deslocamento até a empresa para entrega física. 3 - Validação: A validação passou a ser feita por meio do nosso software, que analisa a veracidade do documento e as regras definidas na parametrização, usando o nosso método multicamadas. 4 - Integração: Por meio de uma integração com o sistema de folha da empresa, as faltas abonadas eram registradas automaticamente, reduzindo ainda mais o trabalho operacional. 5 - ANÁLISES: A empresa passou a ter relatórios em tempo real, facilitando a gestão do absenteísmo com base em indicadores, e contribuindo para processos como reorganização de escalas.
Plataforma Closecare-1
Closecare St Joana-02

Dando visibilidade sobre a real taxa de absenteísmo:

Uma vez que o processo virou 100% digital, a equipe interna do Grupo Santa Joana começou a ter visibilidade sobre os principais motivos de absenteísmo de suas áreas e começaram a tomar ações para mudança.

Workflow St Joana
Closecare St Joana-03

Criando regras e automatizações de aprovação e recusa de atestados:

Com as regras automáticas de avaliação e recusa de atestados o Grupo Santa Joana diminuiu ostensivelmente as verbas pagas por atestados entregues fora do prazo ou com informações inconsistentes. 

 

Closecare St Joana-04

Permitindo a análise de dados e uma gestão de documentos em tempo real:

Com processos e tecnologia, foi criada uma cultura de gestão on time de documentos que passou a ser acompanhada com os  relatórios disponíveis na plataforma Closecare, possibilitando uma tomada de decisão mais imediata. 

 

unidade

Quais os resultados mais relevantes alcançados pelo Grupo Coutinho com a Closecare:

Receita Closecare

+R$270k de custo evitado com abonos indevidos ao longo de 6 meses

Decisao Closecare

Identificação dos departamentos com maior índice de absenteísmo para ações corretivas e preventivas

equipe Closecare

Criação de um novo sistema para reorganizar escalas com base nas faltas informadas rapidamente pela Closecare

Documento Closecare (2)

Melhora do atendimento ao cliente nas lojas mais impactadas pelas faltas

Cuidado Closecare

Satisfação dos funcionários em relação a usabilidade do aplicativo para envio de documentos

Dados Closecare

Dados e indicadores estruturados, permitindo análises estratégicas e a criação de programas de saúde

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