Saúde no trabalho

Limbo Previdenciário: Saiba como lidar

O Limbo Previdenciário ocorre quando o trabalhador não está recebendo benefício do INSS e não retornou ao trabalho, ficando assim sem receber.


Antes de saber como lidar com o funcionário que está no limbo previdenciário, a questão é: você entende o que esse termo significa?

O Limbo Previdenciário refere-se à situação em que o trabalhador não está recebendo benefícios do INSS e também não retornou ao trabalho, ficando assim sem o salário da empresa. Como consequência, esse trabalhador fica sem assistência e sem rendimentos de qualquer fonte.

A seguir, vamos entender mais detalhadamente:

  1. Quais são as razões para um funcionário estar no Limbo Previdenciário?
  2. Quem deve ser responsável pelo pagamento do salário do funcionário que se encontra no Limbo Previdenciário?

O Limbo Previdenciário refere-se à situação em que o trabalhador não está recebendo benefícios do INSS e também não retornou ao trabalho, ficando assim sem o salário da empresa. Como consequência, esse trabalhador fica sem assistência e sem rendimentos de qualquer fonte.

1. Quais são as razões para um funcionário estar no Limbo Previdenciário?

Essa situação pode acontecer por várias razões, e entre elas, destacamos as 4 principais:

  1. O perito do INSS cessa o benefício previdenciário, mas o médico do trabalho da empresa discorda da cessação e considera o funcionário inapto no exame de retorno ao trabalho;
  2. Trabalhador se recusa a retornar ao trabalho após a cessação do benefício do INSS;
  3. O atestado médico que ampara o trabalhador termina antes da data agendada para a perícia médica no INSS;
  4. O trabalhador é considerado inapto para o trabalho pelo perito do INSS, mas não recebe o benefício previdenciário por não ter caráter de segurado.

2. Quem deve ser responsável pelo pagamento do salário do funcionário que se encontra no Limbo Previdenciário?

Quando o INSS não arca com os custos de um funcionário afastado que não retorna ao trabalho, esse colaborador desassistido financeiramente pode se transformar em um passivo trabalhista para a empresa.

Decisões judiciais já determinam que o empregador deve realizar o pagamento do salário nessas situações. Por esse motivo, é fundamental que a empresa se empenhe em restabelecer o vínculo com o trabalhador o quanto antes.

Contudo, se não houver possibilidade de retorno ao trabalho ou se o próprio empregado se recusar a voltar, a empresa deve documentar o ocorrido e notificar o INSS por meio de um relatório.

É importante destacar que o trabalhador possui o direito de recusar o retorno e de solicitar recurso junto à Previdência Social, colocando-se, dessa forma, em uma situação de “limbo” e assumindo a responsabilidade sobre sua condição.

💡Sugestão de leitura: Benefício do INSS cessado e incapacidade de retorno: Como proceder?

 

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