Segundo a OMS, a depressão é uma epidemia mundial e desde 2020 ela é a principal responsável pelos afastamentos dos funcionários dos seus postos de trabalho. Saiba mais:
- Causas dos transtornos mentais no trabalho
- Números relacionados a transtornos mentais
- Quais são os impactos dos transtornos mentais?
- Quais são as principais doenças associadas ao adoecimento no trabalho?
- O que deve ser feito ao trabalhador após a confirmação da patologia?
- Sinais e sintomas de transtorno mental no trabalho
- Como classificar e associar transtornos psíquicos ao ambiente de trabalho
- Como intervir no processo de promoção de saúde mental ao trabalhador?
- Dicas para cuidar da saúde mental dos funcionários
- Quem é mais vulnerável ao estresse relacionado ao trabalho?

1. Causas dos transtornos mentais no trabalho
Os transtornos mentais relacionados ao trabalho podem ser causados por diversos fatores, como a composição química do ambiente, gestão inadequada, excesso de carga de trabalho e a interação desses elementos.
Os principais motivos que contribuem para esses transtornos incluem:
- Cobrança excessiva por superiores para tarefas complexas;
- Conflitos interpessoais com equipe ou gestores;
- Assédio moral e sexual;
- Falta de reconhecimento e feedback positivo;
- Jornadas de trabalho excessivas;
- Exposição a substâncias químicas nocivas;
- Estresse gerado por prazos e metas;
- Clima organizacional competitivo;
- Gestão ineficiente e más condições de trabalho;
- Mudanças bruscas na hierarquia;
- Acidentes de trabalho.
O ambiente profissional impacta diretamente a saúde mental dos trabalhadores. Além da exposição a substâncias químicas e agentes biológicos, as relações interpessoais e a estrutura organizacional são fatores decisivos para o adoecimento mental.
No Brasil, os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho, devido à invisibilidade das cargas psíquicas que afetam os trabalhadores no dia a dia.
2. Números relacionados a transtornos mentais
Em 2017, foram encontrados os seguintes números:
3. Quais são os impactos dos transtornos mentais?
Os prejuízos relacionados aos transtornos mentais custam tanto para os indivíduos, quanto para a sociedade.
Além dos inúmeros prejuízos à saúde que a depressão causa, há também significativos problemas socioeconômicos que devem ser considerados.
Funcionários doentes, que faltam ou que não exercem seu potencial pleno, produzem menos e geram prejuízos.
Segundo estudo da London School of Economics, no ano de 2016 houve um gasto de aproximadamente R$ 800 bilhões de reais com a depressão no mundo.
Só o Brasil, país que ocupa o segundo lugar entre os países com maior valor em perdas ligadas à depressão no trabalho, teve um prejuízo de R$ 206 bilhões de reais.
4. Quais são as principais doenças associadas ao adoecimento no trabalho?
As doenças mais frequentemente ligadas ao adoecimento no ambiente de trabalho incluem:
F 02.8
Demência em outras doenças específicas classificadas em outros locais;
F 05.0
Delirium, não sobreposto à demência;
F 06.7
Transtorno cognitivo leve;
F 07.0
Transtorno orgânico de personalidade;
F 09
Transtorno mental orgânico ou sintomático não especificado;
F 10.2
Alcoolismo crônico (relacionado ao trabalho);
F 32
Episódios depressivos;
F 43.1
Estado de estresse pós-traumático;
F 48.0
Neurastenia (inclui síndrome de fadiga);
F 48.8
Outros transtornos neuróticos especificados (inclui neurose profissional);
F 51.2
Transtorno do ciclo vigília-sono devido a fatores não orgânicos;
Z 73.0
Sensação de estar acabado (síndrome de burn-out, síndrome do esgotamento profissional);
Z 56
Problemas relacionados com o emprego e com o desemprego;
F 19
Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas;
F 41
Outros transtornos ansiosos;
F 42
Reações ao stress grave e transtornos de adaptação;
F 45
Transtorno Somatoforme.
5. O que deve ser feito ao trabalhador após a confirmação da patologia?
A partir do diagnóstico da patologia e da confirmação da sua relação com o trabalho, os serviços de saúde responsáveis pela atenção à saúde do seu trabalhador devem:
- Avaliar a necessidade de afastamento (temporário ou permanente) do trabalhador;
- Investigar e acompanhar a evolução do caso, registrando pioras e agravamentos,;
- Notificar através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN);
- Inspecionar o ambiente laboral e as atividades exercidas para identificar os fatores de risco;
- Investigar o clima organizacional;
- Avaliar o cuidado através do uso e manutenção dos equipamentos de proteção e identificar os agentes químicos, físicos e biológicos em caso de exposição.
Esse processo de gestão do quadro de saúde do funcionário vai possibilitar que sua empresa esteja preparada para evitar novos casos ou para melhor lidar com novas situações.
6. Sinais e sintomas de transtorno mental no trabalho

7. Como classificar e associar transtornos psíquicos ao ambiente de trabalho
Não há um consenso que permita classificar com precisão os distúrbios psíquicos relacionados ao trabalho, há apenas um acordo sobre sua origem.
Para estabelecer a ligação entre transtornos mentais e o ambiente de trabalho, é necessário correlacionar a patologia com fatores de risco ocupacionais, analisando a organização do trabalho para identificar aspectos patológicos.
O principal desafio na associação dos transtornos mentais ao trabalho é justamente estabelecer essa conexão entre o adoecimento psíquico e os elementos da organização laboral.
8. Como intervir no processo de promoção de saúde mental ao trabalhador?
A prevenção dos transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho deve se basear nos procedimentos de vigilância dos agravos à saúde e dos ambientes e condições laborais.
É necessário um planejamento integrado de ações e é desejável que o suporte ao funcionário seja feito por uma equipe multiprofissional, com abordagem interdisciplinar, capacitada a lidar com todo o sofrimento psíquico e com os aspectos sociais e ambientais que o cercam.
A intervenção sobre essas condições de trabalho se baseia no processo de análise do trabalho e da atividade desenvolvida, buscando conhecer, entre outros aspectos:
- Conteúdo das tarefas, dos modos operatórios e dos postos de trabalho;
- Ritmo e intensidade do trabalho;
- Fatores mecânicos e condições físicas dos postos de trabalho e das normas de produção;
- Sistemas de turnos;
- Sistemas de premiação e incentivos;
- Fatores psicossociais e individuais;
- Relações de trabalho entre colegas e chefias;
- Medidas de proteção coletiva e individual implementadas pelas empresas;
- As estratégias individuais e coletivas adotadas pelos trabalhadores.
9. Dicas para cuidar da saúde mental dos funcionários
Aqui estão algumas sugestões para preservar a saúde mental dos funcionários:
Realize pesquisas de clima organizacional
Saber a opinião dos funcionários é fundamental para garantir uma ambiente favorável à saúde física e mental do colaborador. Realize periodicamente essas pesquisas e fique mais próximo do seu funcionário.
Conscientize sobre a importância da promoção e prevenção de saúde
Sabemos que a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo no ambiente de trabalho e isto acaba influenciando negativamente em diversos pontos como na alimentação e no sedentarismo, fomentando o desenvolvimento de doenças crônicas.
Portanto é válido promover ações de saúde, campanhas informativas e palestras sobre as doenças mais prevalentes no ambiente laboral.
Crie programas de incentivo a atividade física e alimentação saudável
Incentive mudança de hábitos entre a sua equipe, um bom modo é criar uma competição saudável entre os colaboradores resultando em prêmios para os maiores resultados de mudança.
Se atente a saúde e segurança no trabalho
Não deixe de colocar em prática todas as determinações legais contidas nas Normas Regulamentadoras que preveem a saúde e segurança do seus funcionário – PCMSO, uso de EPI's, PPRA, CIPA, etc.
Cuide da ergonomia do seu funcionário
Desenvolva ações ergonômicas para os seus colaboradores, um bom modo é inserir pausas ao longo do trabalho para realização de ginástica laboral.
Invista em cursos de profissionalização e aperfeiçoamento
Cursos como esses engajam o seu colaborador e o motivam a investir em um plano de carreira, reduzindo o turnover da sua empresa.
Cuide do ambiente físico da empresa
Mobílias em boas condições, áreas para alimentação e repouso, iluminação adequada e espaços confortáveis contribuem para a qualidade de vida no trabalho.
Crie áreas de interação e descanso
Crie espaços confortáveis para pequenas pausas ao longo do trabalho, como por exemplo para tomar um café. Uma boa área de convivência pode renovar a energia do funcionário ao longo do dia e aumentar sua produtividade.
10. Quem é mais vulnerável ao estresse relacionado ao trabalho?
Riscos psicossociais específicos tornam o sexo feminino mais vulnerável ao estresse relacionado ao trabalho.
Os fatores que levam transtorno à saúde da mulher são:
- sobrecarga pela dupla jornada: desempenho no trabalho x desempenho doméstico;
- discriminação por conta da atuação esperada do gênero feminino na sociedade
- risco de assédio moral e sexual;
- remuneração salarial cerca de 20% menor para a mulher do que para o homem.
Lembre-se: os casos de Transtornos Mentais Relacionados ao trabalho devem ser notificados ao SUS, através do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e à Previdência Social, por meio da CAT (Comunicação da Previdência Social).