Prevenção de acidentes

Veja os principais números de Acidentes de Trabalho no Brasil em 2018

Segundo os números de Acidentes de Trabalho da SmartLab, só no ano de 2018 foram notificados 623,8 mil acidentes de trabalho.


Homem com joelho machucado

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui em média 208,5 milhões de habitantes, distribuídos por 5.570 municípios.

Além da taxonomia da malha geográfica do Instituto Brasileiro de Geografica e Estatística (IBGE), foram utilizados dados públicos do Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS), do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), Sistema Único de Benefícios (SUB), Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).


A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), é um documento que deve ser emitido pela empresa e informado obrigatoriamente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quando um dos seus trabalhadores se acidentar no trabalho ou quando estiver sofrendo de alguma doença ocupacional.

FREQUÊNCIA DE NOTIFICAÇÕES – CAT

Foram analisados os acidentes e suas notificações no ano de 2018 e encontrados os seguintes números de Acidentes de Trabalho:

Infográfico
Número de acidentes de trabalho notificados no Brasil para a população com vínculo de emprego regular:

No mapa abaixo é possível visualizar o número de acidentes de trabalho notificados no Brasil, por estado, para a população com vínculo de emprego regular.
Note que a escala de cores varia do branco, representando os estados com menor quantidade de notificações, para o vermelho, representando os estados com maior quantidade de notificações:

Mapa Brasil

 

PREVALÊNCIA DE NOTIFICAÇÕES – CAT

A prevalência constitui a medida do número total de casos de acidentes de trabalho notificados em um determinado período de tempo e em uma determinada população.

No ano de 2018, foram apresentados os seguintes dados de Prevalência de Notificações – CAT:

No gráfico abaixo, podemos avaliar os estados de maior Prevalência de Notificações de Acidentes de Trabalho em número de casos a cada 10 mil trabalhadores com carteira assinada, excluindo os servidores públicos de regime estatutário ou trabalhadores informais.

Gráfico

Já no mapa abaixo é possível visualizar as informações sobre Prevalência de Notificações de Acidentes de Trabalho (CAT), tendo em vista o número de vínculos existentes no último dia do ano, conforme Relação Anuais de Informações Sociais mais recente divulgada.
Note que a escala de cores varia da menor taxa de prevalência (branco) aos estados que representam maior prevalência (vermelho escuro):

Mapa do Brasil
Mortalidade no Trabalho (Acidentes de Trabalho com Morte – CAT) 

No gráfico abaixo podemos avaliar os estados de maior Prevalência em Mortalidade no Trabalho (Acidentes de Trabalho com Morte – CAT) em número de casos a cada 100 mil trabalhadores com carteira assinada, excluindo os servidores públicos de regime estatutário ou trabalhadores informais.

Gráfico

Já no mapa abaixo é possível visualizar informações sobre Mortalidade no Trabalho (Acidentes de Trabalho com Morte – CAT), tendo em vista o número de vínculos existentes no último dia do ano, conforme Relação Anuais de Informações Sociais mais recente divulgada.
Note que a escala de cores varia da menor taxa de prevalência (branco) aos estados que representam maior prevalência (vermelho escuro):

mapa do Brasil

Setores Econômicos com Mais Notificações de CAT

O gráfico mostra os setores econômicos com mais notificações de acidentes de trabalho, considerando o universo de trabalhadores com vínculo de emprego.

Partes do corpo mais frequentemente atingidas em acidentes de trabalho

Em destaque, as partes do corpo mais frequentemente atingidas segundo as notificações de acidentes de trabalho no último ano, considerado o universo de trabalhadores com vínculo de emprego.

Através da análise do perfil dos casos de notificações de acidentes de trabalho, busca-se construir uma base de conhecimento mais específica a respeito de grupos vulneráveis às ocorrências, em especial pela consideração de variáveis como setores econômicos, ocupações, agentes causadores, natureza da lesão, entre outros.

A plataforma SmartLab foi desenvolvida a partir dos dados encontrados no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Brasil. Ela busca desenhar um panorama dos números de Acidentes de Trabalho ocorridos dentro do território nacional, segmentando os dados por estado e por município, e assim, facilitando demais a consulta por tais informações.

Para saber mais, acompanhe a plataforma de dados SmartLab.

Temas relacionados

 

 

Faça parte da nossa comunidade

Esteja sempre atualizado com as últimas novidades para sua empresa. 

 

Assine a nossa News