Explore a qualidade de vida no trabalho (QVT): interação, ambiente físico, cultura. RH é fundamental. Pesquisa, saúde, curso, ergonomia, ambiente agradável
Você já se perguntou se os seus funcionários estão felizes no ambiente de trabalho?
Qualidade de vida no trabalho (QVT), como o próprio nome diz, é um conjunto de ações realizadas para trazer qualidade de vidas aos seus funcionários.
Para manter um QVT equilibrado, os pilares básicos são: uma boa interação entre os funcionários e a equipe de gestão, um ambiente físico de trabalho em boas condições e uma cultura de respeito e empatia entre os funcionários.
A ausência desse conjunto reflete negativamente não só na satisfação de seus empregados, mas também no desempenho financeiro da sua empresa.
Funcionários insatisfeitos são funcionários improdutivos. Situações de presenteísmo, absenteísmo, redução de lucros e vários outros fatores podem estar diretamente ligados à má percepção do funcionário ao ambiente corporativo.
Quem é o responsável por essa promoção?
O RH – Área de Recursos Humanos é o provedor das ações de qualidade de vida corporativa, e todos os setores da empresa devem estar engajados nos programas para que sejam eficientes. Por se tratar de uma área especializada, sendo considerado um setor neutro dentro das instituições, o RH consegue servir de intermédio na comunicação entre os funcionários e propiciar um ambiente favorável à todos.
Dicas para ofertar um suporte eficaz de qualidade de vida no trabalho
Realize pesquisas de clima organizacional: saber a opinião dos funcionários é fundamental para garantir uma ambiente favorável à saúde física e mental do colaborador. Realize periodicamente essas pesquisas e fique mais próximo do seu funcionário.
Conscientize sobre a importância da promoção e prevenção de saúde: Sabemos que a maioria das pessoas passa a grande parte do seu tempo no ambiente de trabalho e isso acaba refletindo em situações de alimentação inadequada e sedentarismo, propiciando o desenvolvimento de doenças crônicas. Portanto é válido promover ações de saúde, campanhas informativas e palestras sobre as doenças mais prevalentes no ambiente laboral.
Crie programas de incentivo a atividade física e alimentação saudável: Incentive mudança de hábitos entre a sua equipe, um bom modo é criar uma competição saudável entre os colaboradores resultando em prêmios para os maiores resultados de mudança.
Se atente a Saúde e Segurança de trabalho: Não deixe de colocar em prática todas as determinações legais contidas nas Normas Regulamentadoras que preveem a saúde e segurança do seus funcionário – PCMSO, uso de EPIs, PPRA, CIPA, etc.
Cuide da ergonomia do seu funcionário: Desenvolva ações ergonômicas para os seus colaboradores, um bom modo é inserir pausas ao longo do trabalho para realização de ginástica laboral.
Invista em cursos de profissionalização e aperfeiçoamento: Cursos como esses engajam o seu colaborador e o motivam a investir em um plano de carreira, reduzindo o turnover da sua empresa.
Cuide do ambiente físico da empresa: Mobílias em boas condições, áreas para alimentação e repouso, iluminação adequada e espaços confortáveis contribuem para a qualidade de vida no trabalho.
Crie áreas de interação e descanso: crie espaços confortáveis para pequenas pausas ao longo do trabalho, como por exemplo para tomar um café. Uma boa área de convivência pode renovar a energia do funcionário ao longo do dia e aumentar sua produtividade.
Implemente programas de qualidade de vida ao trabalhador e note a diferença em seus resultados!