Bons resultados vem a partir de colaboradores satisfeitos, logo a necessidade de uma boa jornada do colaborador é essencial para o bem estar desse e consequentemente o aumento da produtividade.
Essa jornada precisa ter alguns pontos essenciais para conseguir trazer boas experiências, nesse texto iremos abordar um pouco mais sobre o assunto e aprofundar em como construir um ambiente harmonioso para seus funcionários.
Reconhecimento e valorização: Uma jornada que motiva a presença
A jornada do colaborador diz respeito a série de ações executadas ao longo do período que uma pessoa passa pela empresa, podendo ser dividida em ciclos, ou construída de maneira macro ao longo dos anos.
Podem existir diferentes formas de idealizar essa jornada, mas o intuito dela sempre é agregar vivências positivas para seus funcionários, visando o bem estar e a educação deles dentro da empresa.
Aqui neste texto, traremos uma metodologia conhecida como User Experience - UX (experiência do usuário), ela é ótima para a construção de jornadas eficientes, pois acabam colocando o público alvo no centro, entendendo suas principais necessidades e suprindo elas.
Por ser uma metodologia com o foco no usuário, suas etapas acabam passando por momentos de análise das percepções desses, logo é sempre interessante entender quais as necessidades que seus colaboradores estão apresentando naquele momento.
Existem algumas variações de quais etapas devem ser executadas, na imagem abaixo temos um fluxo de como acreditamos ser a melhor forma de aplicação.
Muitas vezes acabamos por não ter onboardings bem desenvolvidos, o que gera uma falta de alinhamento posteriormente, podendo influenciar em falhas nas ações executadas no dia a dia.
Para evitar que isso ocorra, é importante construir um onboarding que esclareça todos os pontos importantes e consiga apresentar para o novo colaborador todos os processos e regras existentes na empresa.
Cada empresa tem seu modo de estabelecer o onboarding, o importante é que não seja somente um contato pontual, mas sim uma trilha de desenvolvimento. Para isso existem algumas metodologias que podem ajudar, uma em específico será o foco desse texto.
Essa metodologia é muito útil para trazer maior clareza para os colaboradores nos primeiros momentos que estão na empresa, apresentando ela de maneira completa e sem pontas soltas.
São trabalhadas 4 frentes na metodologia, sendo ela: conformidade, clareza, cultura e conexão. Iremos destrinchar um pouco mais cada uma.
Este é o primeiro passo, assegurar que o novo colaborador esteja ciente de todas as políticas, regulamentos e normas da empresa e operem dentro das diretrizes estabelecidas. Abrange desde a assinatura de contratos e documentos legais até a apresentação das regras internas, código de conduta e políticas de segurança.
Com essas etapas bem feitas, você terá um colaborador engajado e consciente desde o primeiro momento dentro da sua empresa!
Colaboradores que se sentem reconhecidos demonstram maior engajamento, reduzem o absenteísmo e permanecem mais tempo nas organizações.
Reconhecimento vai além de bônus e prêmios, envolve ações cotidianas como elogios públicos, feedbacks positivos, inclusão nas decisões e celebração de resultados, inclusive os pequenos avanços da equipe.
Valorizar é também escutar ativamente, oferecer um ambiente seguro psicologicamente e garantir que a pessoa tenha os recursos e apoio necessários para desenvolver seu trabalho com qualidade.
A valorização do colaborador vem também do cuidado com sua saúde e bem estar ao longo da jornada. As lideranças devem estar atentas aos sinais, para que possam precaver problemas futuros.
Atualmente, a saúde dos colaboradores é vista como um compromisso estratégico das organizações. Priorizar o bem-estar físico e emocional impacta diretamente a produtividade e reduz significativamente o absenteísmo.
Com o suporte da tecnologia, conseguimos trabalhar uma gestão da saúde de maneira mais adequada e eficiente. Softwares que conseguem fazer uma gestão de absenteísmo, como o da Closecare, podem fornecer dados relevantes que irão te dar direcionamento de ações adequadas para melhoria da saúde de seus colaboradores.
Quando entendemos quais os principais motivos de falta vindos de questão de saúde, conseguimos desenvolver programas de apoio e suporte, que irão auxiliar não somente no alcance de melhores resultados para a empresa, mas uma qualidade de vida melhor para os funcionários.
Com uma boa analise dos dados obtidos, também conseguimos trabalhar de maneira preditiva, construindo uma jornada do colaborador que faça mais sentido para com a sua realidade e evitando problemas futuros.
Utilizar de maneira estratégica a gestão de Absenteísmo é necessário, e faz um diferença muito grande na empresa no fim do dia!