Bem-estar no trabalho

Jornada do colaborador e seus benefícios para a redução do absenteísmo

Descubra como uma jornada do colaborador bem estruturada pode reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e promover o bem-estar no ambiente de trabalho.


Bons resultados vem a partir de colaboradores satisfeitos, logo a necessidade de uma boa jornada do colaborador é essencial para o bem estar desse e consequentemente o aumento da produtividade. 

Essa jornada precisa ter alguns pontos essenciais para conseguir trazer boas experiências, nesse texto iremos abordar um pouco mais sobre o assunto e aprofundar em como construir um ambiente harmonioso para seus funcionários.

  1. O que é jornada do colaborador?
  2. Onboarding bem feito: reduzindo o absenteísmo já nos primeiros meses
  3. Reconhecimento e valorização: Uma jornada que motiva a presença

O que é jornada do colaborador?

A jornada do colaborador diz respeito a série de ações executadas ao longo do período que uma pessoa passa pela empresa, podendo ser dividida em ciclos, ou construída de maneira macro ao longo dos anos. 

Podem existir diferentes formas de idealizar essa jornada, mas o intuito dela sempre é agregar vivências positivas para seus funcionários, visando o bem estar e a educação deles dentro da empresa.

Aqui neste texto, traremos uma metodologia conhecida como User Experience - UX (experiência do usuário), ela é ótima para a construção de jornadas eficientes, pois acabam colocando o público alvo no centro, entendendo suas principais necessidades e suprindo elas.

Metodologia UX

Por ser uma metodologia com o foco no usuário, suas etapas acabam passando por momentos de análise das percepções desses, logo é sempre interessante entender quais as necessidades que seus colaboradores estão apresentando naquele momento. 

Existem algumas variações de quais etapas devem ser executadas, na imagem abaixo temos um fluxo de como acreditamos ser a melhor forma de aplicação.

A imagem tem as 5 fases da metodologia UX, que são descoberta, análise, ideação, prototipagem e implementação. A metodologia auxilia na construção de uma jornada do colaborador melhor.
      •  1. Descoberta
        Nesta etapa, o foco é entender o problema, o contexto de nossos funcionários. Por meio de pesquisas, entrevistas e análise de dados, buscamos levantar informações reais sobre as necessidades e dores do público.

      • 2. Análise
        Com os dados em mãos, é hora de organizar as informações e identificar os padrões. Criamos personas, mapeamos jornadas e definimos os principais problemas e oportunidades a serem resolvidos.

      • 3. Ideação
        Agora entramos no campo da criatividade. A partir dos insights gerados, realizamos brainstormings e desenvolvemos ideias para possíveis soluções que atendam às necessidades dos colaboradores.

      • 4. Prototipagem
        As melhores ideias são transformadas em protótipos, que podem variar de rascunhos simples a protótipos interativos de alta fidelidade, com calendarizações bem definidas.
      • 5. Implementação
        Implementar e após o lançamento, o trabalho continua. A experiência do usuário é monitorada constantemente, e ajustes são feitos com base em dados e feedbacks contínuos.
Uma moça entregando papeis para outra pessoa em seu trabalho, indicando como a boa jornada do colaborador influência na experiência desse

Onboarding bem feito: Reduzindo o absenteísmo já nos primeiros meses

Muitas vezes acabamos por não ter onboardings bem desenvolvidos, o que gera uma falta de alinhamento posteriormente, podendo influenciar em falhas nas ações executadas no dia a dia.

Para evitar que isso ocorra, é importante construir um onboarding que esclareça todos os pontos importantes e consiga apresentar para o novo colaborador todos os processos e regras existentes na empresa. 

Cada empresa tem seu modo de estabelecer o onboarding, o importante é que não seja somente um contato pontual, mas sim uma trilha de desenvolvimento. Para isso existem algumas metodologias que podem ajudar, uma em específico será o foco desse texto. 

Metodologia de onboarding dos 4 Cs

Essa metodologia é muito útil para trazer maior clareza para os colaboradores nos primeiros momentos que estão na empresa, apresentando ela de maneira completa e sem pontas soltas.

São trabalhadas 4 frentes na metodologia, sendo ela: conformidade, clareza, cultura e conexão. Iremos destrinchar um pouco mais cada uma.Um ciclo que apresenta o funcionamento da metodologia de onboarding doa 4Cs, onde temos conformidade, clareza, conexão e cultura. Essa metodologia faz com que desde o início na jornada do colaborador ser cada vez melhor.

      • Conformidade

        Este é o primeiro passo, assegurar que o novo colaborador esteja ciente de todas as políticas, regulamentos e normas da empresa e operem dentro das diretrizes estabelecidas. Abrange desde a assinatura de contratos e documentos legais até a apresentação das regras internas, código de conduta e políticas de segurança.

      • Cultura
        Nessa etapa é apresentada a cultura organizacional ao novo colaborador, destacando valores, missão, visão, história e práticas da empresa. A integração cultural e social fortalece o senso de pertencimento, acelera a adaptação e contribui para a retenção de talentos.

      • Clareza
        A etapa de clareza estabelece funções, responsabilidades e expectativas para o novo colaborador, apresentando de forma objetiva o cargo, metas, tarefas, indicadores de desempenho e ferramentas de avaliação. Esse alinhamento inicial evita frustrações, fortalece o engajamento e esclarece o papel de cada um na equipe, promovendo integração e sucesso coletivo.

      • Conexão
        A conexão é essencial no onboarding para integrar o novo colaborador à equipe. Incentive a interação, apresente a equipe e promova um ambiente colaborativo. Isso fortalece o engajamento, facilita a comunicação e contribui para um clima de trabalho positivo e produtivo.

Com essas etapas bem feitas, você terá um colaborador engajado e consciente desde o primeiro momento dentro da sua empresa!

Reconhecimento e valorização: Uma jornada que motiva a presença

Colaboradores que se sentem reconhecidos demonstram maior engajamento, reduzem o absenteísmo e permanecem mais tempo nas organizações.

Reconhecimento vai além de bônus e prêmios, envolve ações cotidianas como elogios públicos, feedbacks positivos, inclusão nas decisões e celebração de resultados, inclusive os pequenos avanços da equipe.

Valorizar é também escutar ativamente, oferecer um ambiente seguro psicologicamente e garantir que a pessoa tenha os recursos e apoio necessários para desenvolver seu trabalho com qualidade.

A valorização do colaborador vem também do cuidado com sua saúde e bem estar ao longo da jornada. As lideranças devem estar atentas aos sinais, para que possam precaver problemas futuros.

Atenção à saúde física e mental ao longo da jornada

Atualmente, a saúde dos colaboradores é vista como um compromisso estratégico das organizações. Priorizar o bem-estar físico e emocional impacta diretamente a produtividade e reduz significativamente o absenteísmo.

Com o suporte da tecnologia, conseguimos trabalhar uma gestão da saúde de maneira mais adequada e eficiente. Softwares que conseguem fazer uma gestão de absenteísmo, como o da Closecare, podem fornecer dados relevantes que irão te dar direcionamento de ações adequadas para melhoria da saúde de seus colaboradores. 

Quando entendemos quais os principais motivos de falta vindos de questão de saúde, conseguimos desenvolver programas de apoio e suporte, que irão auxiliar não somente no alcance de melhores resultados para a empresa, mas uma qualidade de vida melhor para os funcionários. 

Com uma boa analise dos dados obtidos, também conseguimos trabalhar de maneira preditiva, construindo uma jornada do colaborador que faça mais sentido para com a sua realidade e evitando problemas futuros. 

Utilizar de maneira estratégica a gestão de Absenteísmo é necessário, e faz um diferença muito grande na empresa no fim do dia! 

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