Gestão de clima organizacional, qual a importância para a sua empresa?
Você sabia que clima organizacional é a percepção que os funcionários tem sobre o local de trabalho? Saiba como criar um ambiente positivo para sua equipe!
Antes de falar sobre a importância da gestão de clima organizacional, vamos conceituá-la:
O clima organizacional é a percepção que os funcionários tem sobre o local de trabalho como um todo, englobando desde as condições estruturais e físicas da empresa até as relações interpessoais com os colegas, gestores e líderes.
Gerir esse clima é promover ações de melhoria no ambiente de trabalho e trazer mais qualidade de vida a todos os funcionários.
Para que essa gestão seja feita é necessário investigar junto ao quadro de funcionários quais as principais queixas e impressões com relações a empresa e ao ambiente corporativo. Saber suas angústias e seus anseios em relação ao clima da empresa.
Uma boa maneira de avaliar o clima organizacional é fazer uma pesquisa de clima, onde todos os funcionários respondem um questionário e mostram sua visão sobre todos os colaboradores/setores/ambientes da empresa para que o RH possa mensurar o índice de satisfação e insatisfação dos colaboradores com cada ponto avaliado.
Após minuciosa análise desses dados, a área responsável deverá desenvolver estratégias para manter uma boa qualidade de clima organizacional.
Mas, e se eu não fizer essa pesquisa entre meus colaboradores?
Um ambiente sem gestão de clima pode afetar negativamente os seus funcionários e consequentemente o desempenho da sua empresa, isso porque quando seus funcionários não estão satisfeitos com o ambiente em que estão, eles tendem a reagir emocionalmente a esses fatores desencadeando uma sucessão de problemas tais como:
Absenteísmo;
Presenteísmo;
Afastamento por doença;
Aumento dos riscos de acidentes e doenças ocupacionais;
Aumento do turnover;
Desmotivação;
Falta de comprometimento;
Baixos índices de produtividade;
Metas não alcançadas.
Para garantir o sucesso do seu negócio, é fundamental escutar o que a sua equipe tem a dizer!
Quando eles estão satisfeitos, os seus clientes ficam satisfeitos e por fim, é você quem ficará satisfeito.