Apesar de não ser muito atrelado a, o feedback no combate ao absenteísmo, pode ser uma ferramenta importante para trazer menores números de afastamentos e uma melhoria continua do trabalho de nossos colaboradores.
Além de elencar pontos de melhoria, os feedbacks podem vir enquanto reconhecimentos, que irão engajar nossos funcionários dentro da rotina de trabalho, incentivando a produtividade destes.
Para entender um pouco melhor sobre a temática, a Closecare separou alguns tópicos relevantes para tratar do assunto:
- A Relação entre o Feedback no combate ao Absenteísmo
- Tipos de feedbacks
- Cultura de feedback nas empresas
A Relação entre Feedback no combate ao Absenteísmo
O absenteísmo é um desafio atual para as empresas, afetando produtividade, clima e custos. Muitas tratam apenas como um número, sem investigar causas, o que acaba por piorar cada vez mais o cenário. Uma das estratégias eficazes para prevenir grande índice de absenteísmo são os feedbacks.
Mais que uma avaliação pontual, o feedback é uma comunicação contínua, quando bem aplicado, abre canais de escuta e confiança, crucial para lidar com ausências. Muitas vezes, faltas ocorrem por desmotivação ou desconexão emocional. O feedback pode ser o primeiro passo para mudar isso.
Oferecer feedbacks constantes e humanizados mostra que o líder está atento e disposto a entender comportamentos, incluindo faltas. Colaboradores que se sentem ouvidos tendem a se engajar mais, sabendo que sua presença é valorizada e sua ausência notada.
O feedback também reconhece e reforça positivamente pontualidade e comprometimento, motivando esses comportamentos. Focar apenas em erros pode desanimar e aumentar faltas.
Empresas que adotam uma cultura sólida de feedback percebem não só uma redução no absenteísmo, mas também um aumento geral na satisfação e melhoria no clima organizacional.
Isso acontece porque o feedback cria um ambiente de segurança psicológica, onde os profissionais se sentem valorizados, reconhecidos e parte de algo maior. Em vez de se afastarem por falta de conexão com o trabalho, tendem a se manter presentes, física e emocionalmente.
Portanto, combater o absenteísmo não é apenas uma questão de controle ou cobrança. É uma questão de cuidado, diálogo e gestão humanizada. E o feedback é, sem dúvida, uma das ferramentas mais eficazes para transformar esse cenário.

Tipos de feedbacks
Em um ambiente corporativo dinâmico, o feedback deixou de ser apenas um momento pontual de avaliação para se tornar uma ferramenta estratégica de comunicação, alinhamento e crescimento.
Ele é uma das formas mais eficazes de conectar pessoas, alinhar expectativas e promover melhorias contínuas em desempenho, clima e cultura organizacional. Mas para ser efetivo, é essencial compreender que existem diferentes tipos de feedback — cada um com sua intenção, aplicação e impacto.
Feedback positivo
Esse tipo de feedback destaca comportamentos, atitudes ou entregas que resultaram em bons resultados. Sua principal função é reforçar condutas desejáveis, motivar e engajar. Quando aplicado corretamente, o feedback positivo eleva a autoestima do colaborador, melhora o ambiente organizacional e incentiva a repetição de comportamentos produtivos.
Exemplo: “A apresentação que você fez ontem foi muito clara e impactante. Você conseguiu prender a atenção do grupo do início ao fim, parabéns!”
Feedback construtivo (ou corretivo)
Diferente da crítica negativa, o feedback construtivo tem como objetivo corrigir rumos de maneira respeitosa e orientadora. Ele deve ser objetivo, focado em fatos e sempre trazer sugestões de melhoria. O foco está em ajudar o colaborador a evoluir, não em julgá-lo.
Exemplo: “Na última reunião, percebi que você interrompeu os colegas algumas vezes. Que tal nas próximas vezes observar isso para garantir que todos tenham espaço para contribuir?”
Feedback 360
O feedback 360 é um método de avaliação que busca uma visão mais abrangente e sistêmica do desempenho profissional, com feedbacks de diversas fontes, contando a autoavaliação da própria pessoa receptora dos feedbacks, seus superiores, colegas, subordinados e até mesmo clientes e fornecedores.
Com ele podemos entender mais como nossas ações impactam todos ao nosso redor e como estamos sendo visto por estes. Ele é valioso pois trabalha nosso desenvolvimento profissional, autoconsciência e melhoria contínua.
Comunicação não violenta
O feedback no combate ao absenteísmo precisa ter alguns pontos de atenção, dentre eles uma comunicação que não seja violenta, a famosa CNV (comunicação não violenta).
A CNV é uma maneira de se comunicar com os outros, passando feedbacks que não soem de maneira agressiva e que tenham saídas claras de melhoria ao final, na imagem abaixo mostramos algumas etapas essenciais para alcançar o sucesso com o seu feedback.
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Cultura de feedback nas empresas
Visualize uma empresa onde os colaboradores se sintam confortáveis para expressar suas ideias abertamente, aprendam com os erros e se desenvolvam continuamente. Esse tipo de ambiente, além de saudável, é extremamente produtivo, e tem início com uma cultura de feedbacks bem estruturada.
O que é uma cultura de feedback?
É um ambiente onde o feedback é percebido como uma prática constante, construtiva e natural. Nessa cultura, líderes e equipes compartilham percepções de maneira aberta e respeitosa, com o objetivo de crescerem juntos, e não de apontar erros de forma punitiva.
Os principais benefícios para sua empresa
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Melhoria contínua do desempenho
Quando o feedback é frequente e construtivo, os colaboradores entendem o que está funcionando bem e onde precisam melhorar. Isso acelera o desenvolvimento individual e coletivo, impactando diretamente os resultados da empresa.
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Maior engajamento e motivação
Colaboradores que recebem feedback se sentem reconhecidos e ouvidos. Saber que seu trabalho é valorizado, ou que há espaço para crescimento, aumenta o sentimento de pertencimento e propósito.
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Redução de conflitos e mal-entendidos
A comunicação clara, alimentada por feedbacks regulares, evita ruídos e tensões desnecessárias. As pessoas aprendem a lidar com críticas de forma madura e a dialogar com empatia e foco em soluções.
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Fortalecimento da liderança
Líderes que dão e recebem feedback com frequência ganham a confiança da equipe, tornam-se mais próximos dos seus times e desenvolvem habilidades essenciais como escuta ativa, empatia e inteligência emocional.
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Ambiente mais inovador
Quando as pessoas se sentem seguras para falar e errar, a criatividade floresce. O feedback cria um ambiente psicologicamente seguro, onde novas ideias são bem-vindas e os erros são vistos como parte do aprendizado.
Agora que entendemos a importância do feedback no combate ao absenteísmo, podemos construir uma rotina mais robusta frente ao assunto, sempre lembrando de monitorar se nossas ações estão sendo assertivas na redução de faltas e construção de um ambiente de trabalho mais produtivo.
Caso ainda tenha dificuldade de monitorar o absenteísmo em sua empresa, a Closecare pode te ajudar! Entre em contato e entendo mais sobre o nosso software de gestão de absenteísmo!